Panetone vegano mais sussa – receita detalhadinha

panetone16
Sempre vi receitas de panetones veganos, mas levavam ingredientes complicados chatinhos de encontrar. A massa original leva um monte de ovo e manteiga, então, veganizar é uma dificuldade. Mas, resolvi desenvolver uma receita com o meu amado e versátil inhame. Me inspirei nesta receita do Presunto Vegetariano. E tive ajuda da espetacular Tamine, confeiteira Delícias Veganas, de Salvador/BA.

Os ingredientes são encontrados em qualquer mercado e o resultado fica bem próximo do tradicional. A  massa é úmida e perfumada. A única coisa mais complicada é que, como a massa é delicada, são várias etapas de preparação, mas eu tentei explicar direitinho. Qualquer dúvida, me avisa 😉

panetone234

Faz um tempo que não posto e peço desculpa pela ausência aqui. Mas, minha mãe, dona total do meu coração, tá fazendo um tratamento complicado. Então, meu foco é cuidar dela este ano. E preciso dizer que Tamine, além de me dar dicas de confeitaria, tem sido uma ótima amiga e me apoiado muito desde o começo. Brigado, amorinha  ❤ ❤ ❤

Dá o play no Chico, que faz mamãe sambar e suspirar.
Bóra parar de enrolação e partir pra receita!

Primeiro, faz a esponja, que vai acordar o fermento com todo pique:

3/4 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de água morna
1 colher de sopa de açúcar
10g de fermento biológico seco (aqueles de sachê, sabe?)

panetone3

Mistura água, fermento e açúcar até dissolver tudo. Bota a farinha e mexe. Vai ficar parecendo uma gororoba. Tá certinho. 🙂
Deixa num lugar sossegado por uns 30 minutos. O fermento precisa de um tempinho pra acordar de boa, sem pressa.

Aí, enquanto você tá esperando já prepara as coisas da massa. Você vai precisar de:

3/4 xícara de inhame cozido (dá uns 4 inhames bolinha)
1/2 xícara de água
Raspas da casca de meia laranja
1 colher de chá de essência de baunilha
5 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de óleo (eu boto uma gotinha de dendê pra deixar a massa coradinha)
3 xícaras de farinha de trigo
+1/2 xícara de farinha pra polvilhar enquanto abre a massa

O ideal é usar o inhame ainda quentinho pra gente ter uma mistura morna pra fazer a massa, ok?
Bate no liquidificador todos os ingredientes – menos a farinha e a gororoba de fermento.

 

 

Agora é hora de juntar a massinha de fermento (que descansou 30 minutos) com o creme de inhame. Mistura tudo até ficar sem grumos. Então, colocar as 3 xícaras de farinha de trigo. A massa deve ficar grudenta, não firme como massinha. Cobre com um pano e deixa lá. Vai cuidar dos recheios.

Recheios:
Pra essa massa, usei 1 xícara de recheio. Como é Natal e a gente se sente rica,  fiz metade com cranberry, amêndoas e chocolate 70% e outra parte com  damasco e chocolate.
Nos testes anteriores, eu botei muito recheio e os pães não cresceram. Também cortei muito grande os pedaços, ficou pesado e não deixou a massa fofinha.

 

 

 


É hora de montar os pães.
Você vai precisar de uma bacana/mesa/tábua,  enfarinha sua superfície de trabalho. Aí, abre a massa com as mãos. Se precisar, coloca farinha daquela meia xícara, não bota muita farinha pra não pesar. Espalha o que você vai usar como recheio, enrola a massa como se fosse um rocambole. Enrola de novo e dá uma apertadinha pro receio se misturar à massa. Essa quantidade de massa vai render um quilo de panetone. Você pode colocar nas forminhas que tiver. Eu fiz dois de 250g e cinco de 100g.

panetone10panetone8

Unta suas mãos óleo de cozinha e divide a massa nas forminhas – se quiser, pode colocar castanhas por cima, igual eu fiz. E deixa descansando por duas horas num  lugar ameno, cobre com um pano pra proteger a massa. Fecha janela, porta, fecha tudo, quanto mais abafado estiver, melhor pra massa crescer. Ah, lembra que vai dobrar de tamanho, então, não enche muito as formas, blz?

panetone12panetone13

Preparo do forno:
Quando tiver passado 1h40, liga o forno porque tem que pré-aquecer a 250º por 20 minutos, no mínimo.
Coloca uma assadeira com água. Na parte de trás em na grade de baixo. O importante é que o forno fique quentinho e com umidade.

 

Assando:
Coloca os pães no forno a 250º e deixa nesta temperatura por 7 minutos. Depois, abaixa pra 210º. Deixa mais 30 minutos.
A forma de saber se tá pronto é a mesma de todos os pães – dá um soquinho no fundo, se fizer barulho de oco, tá assado. 😉

Esfriando:
Sim, panetone é uma coisa cheia de frescurinha e não pode só deixar lá ele esfriando. Eu tentei até aquele lance de deixar pendurado esfriando, mas não teve um resultado muito diferente de simplesmente deixar os pães virados sobre a grade do fogão. Então, faz assim, vira os panetones e deixa sobre a grade do fogão – ou qualquer outro gradil que você tiver aí. Depois que o calor já tiver saído, coloca os panetones me saquinhos pra eles permanecerem molhadinhos. Se usar forminha de cupcake, como eu, precisa desenformar e deixar ele respirar um pouco antes de embalar, tá?

 

panetone17

Se quiser fazer uma firula, pode enfeitar com chocolate derretido com um fiozinho de óleo. Assim, depois de esfriar, ele vai ser fácil de cortar sem rachar a casquinha.

 

panetone14

Se quiser deixar sua timeline mais linda, curte o AMO no facebook 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s