Trança recheada com requeijão caseiro e linguiça

Fui procurar umas receitas veganas de pão e achei essa AQUI, uma invenção “acidentalmente vegana” de Dona Edna. Só mudei um pouquinho o jeito de fazer. E, fica a dica da tia Talita, pro pão ficar com uma carinha mais apetitosa, coloca um fiozinho de azeite de dendê na massa.

tranca2

O recheio é linguiça vegana e requeijão de inhame, é só uma sugestão. Você pode usar essa massa pra fazer salgados variados -hamburgão, enroladinho, esfirra, sua criatividade é o limite!

 

Massa:
1,5 xícara água morna
1/2 xícara de óleo [misturei azeite de oliva, óleo de soja e um fio de azeite de dendê]
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
1 sachê de fermento biológico – ou 2 tabletes de fermento fresco
1/2 quilo de farinha de trigo

Pra pincelar:
1 colher de melado de cana
1/2 colher de água

Coloca 2 colheres de açúcar e o fermento, mistura até ficar homogêneo. Aí, coloca 1/2 xícara de água morna e 1 xícara de farinha. Mistura até ficar com cara de cola e deixa lá descansando e cobertinho. Enquanto isso, prepara o espaço pra fazer a massa.

Mistura a farinha com o sal. Coloca a farinha na mesa, faz um furo no meio, coloca a mistura que estava cobertinha e os líquidos. Vai fazendo um redemoinho com os dedos na massa  – assim, você vai incorporando massa, líquidos e farinha aos poucos.

tranca7

Depois que misturar tudo, faz uma bolinha e deixa a massa coberta no forno desligado. Ah, a massa não fica firme como massa de pizza, a textura é bem delicada. Deixa lá por uns 30 minutos, até dobrar de tamanho.

tranca10tranca11

Abre sobre uma superfície enfarinhada, recheia e fecha. Pra fazer a trança, corta franjas na massa e cruza as franjas sobre o recheio, como na foto. Pra pincelar, usei melado de cana misturado com água e botei uma azeitona pra decorar. Forno +-180ºC, por cerca de 30 minutos. A receita rende dois pães como este da foto 🙂

A linguiça: só descongelei uma linguiça vegana e apertei com um garfo até ela desmanchar. Se você quiser, pode fazer com essa linguiça que já postei AQUI.

tranca12tranca3

Requeijão
2 xícaras de inhames cozidos
1 xícara de água morna
1 colher de sopa de polvilho azedo
1 colher de chá de vinagre branco ou caldo de limão
1/2 colher de chá de fermento biológico [aaah, esse detalhe é pra dar um gostinho queijoso]
2 colheres de sopa de óleo

Bate o pedacinho de fermento com água morna. Depois, acrescenta os demais ingredientes, menos o limão/vinagre. Leva ao fogo médio, mexe até fica uma consistência bacana. Coloca o vinagre e mexe.

tranca9

A explicação sobre o fermento biológico no requeijão aqui:  Como muitas pessoas já me perguntaram sobre formas de fazer queijos veganos saborosos e sem levedo, testei algumas coisas e usei um pouquinho de fermento biológico para dar gostinho neste queijo cremoso, o sabor ganha profundidade, dá um jeitinho ‘fedido’ de queijo.

tranca8tranca14

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s