Para tudo e foca aqui: Alfajor de café com doce de leite

Faz muito, mas muito tempo que não como alfajor. Aí, a gula me pegou de jeito e fui lá me aventurar a inventar um lance delicinha que parece bastante um alfajor. A massa é uma bolachinha um pouco mais alta, mais delicada do que um biscoito comum e bem mais crocante do que um bolo. Mas a base é bem parecida com essa receita de Beliscão AQUI.

alfa13
E o recheio é o maior hit deste modesto bloguinho, o famoso doce de leite de vegano – receita original AQUI. A diferença é que – por motivos de falta de dinheiro – fiz com amendoim que tem um sabor mais marcante. por isso botei sal e um pouco mais de essência. Mas, digo e afirmo, acho que castanha de caju ainda faz o melhor doce de leite.

alfa15

Vou mudar o jeito de postar as receitas, tá? Vou dividir por receita e colocar ingredientes + modo de fazer, tá? Se achar que ficou ruim, dá um grito.

Como qualquer desculpa é desculpa pra botar música, deixo uma música argentina:

Doce de leite de amendoim: 
1 xícara de amendoim
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água
2 colheres de chá de baunilha
1 pitada de sal

É bem sussa pra fazer: Deixa o amendoim de molho por um tempo, quanto mais tempo ficar, mais delicado vai ser o resultado do doce. Deixei 6 horas. Aí, escorre a água e bota o amendoim no liquidificador, coloca o sal. Depois, derrete o açúcar, coloca água e deixa formar um caramelo. Quanto mais escura a calda, mais escuro o tom do doce. Então, derrama a calda no amendoim e bate até formar um creme. Por fim, coloca a baunilha e bate mais um pouquinho. Pronto! Se quiser mais firme, pode substituir a água por leite de aveia ou levar o doce de volta ao fogo e mexer até encorpar mais.

 
A massa – bolachinha de café:
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de amido de milho
1 colher de chá de fermento

1/2 xícara de café forte
1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de açúcar

É aquela coisa que eu sempre digo, em uma tigela, mistura todos os líquidos com açúcar e mexe bem. Em outra tigela, mistura os demais ingredientes. Aí, junta tudo e amassa até formar uma bolota.

Modela a massa como você quiser. Eu abri e cortei com o fundo de um pote de requeisoy. Pra fazer alfajor, acho melhor deixar a bolachinha mais alta, ficou quase da espessura de um lápis. Se você quiser fazer só a bolachinha de café pra comer, pode deixar mais fina.
Forno médio/baixo até o fundo do biscoito dourar. Vai uns 25 minutos.

alfa4alfa5

 

Pra montar tudo:
!Não espalha o doce por uma bolacha toda e cobre com a outra!
Pega uma bolachinha, coloca doce de leite no centro dela e aperta com outra bolacha, assim, o recheio vai se cobrir as duas por igual e não vai ficar vazando [muito].

alfa9
Você pode finalizar seus alfajores de vários jeitos, salpicar chocolate em pó, espalhar açúcar, cobrir com chocolate derretido… Ou pode deixar eles peladinhos. O que dá um novo significado ao termo “manda nudes”!
alfa10
Como fiz:
Derreti 200g de chocolate [na verdade um pouco menos pq comi uns quadradinhos antes hahaha], apoiei o alfajor num garfo e pincelei chocolate. Depois, coloquei em cima de um saco de pão vazio e cortado. O papel do saco é tipo papel manteiga e não deixa as coisas grudarem. Se não tiver,  usa papel manteiga ou plástico filme. Aí, geladeira até firmar.
Pronto. Refestele-se! ❤

alfa11alfa12

alfa14

Pra acompanhar as receitas do blog, curte aqui:
https://www.facebook.com/amodeliciasveganas/

 

Anúncios

2 comentários sobre “Para tudo e foca aqui: Alfajor de café com doce de leite

  1. Olá, tenho duas dúvidas. 1) o amendoim para o doce de leite pode ser torrado sem pele e sal? Ou é o cru? 2) posso substituir o café da bolachinha por algum outro líquido, como água? Obrigada e parabéns pelo blog. Estou adorando 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s