Leite vegetal perfeitinho [E umas dicas bacanas]

 

Aham, vou fazer a piadinha fofa e infame.
leite8

Sexta é dia de post com música, se bem que eu ando meio sem tempo e só tenho postado de sexta, né? Mil perdões. Mas, ó, to acertando a ampliação do blog pra outras redes e  semana que vem vai ser mais bacana. Prometo que juro!

Enfim, como ontem o maior tricolor do mundo teve uma vitória esplendorosa no Morumbi, o post começa com White Stripes cantando sua versão de “Sou, sou tricolor”:

Vamos falar de comida que é a razão de a gente entrar neste saite.

No passado, tinha conseguido um leite bacana e que faz espuma cremosa, mas levava goma xantana e amêndoas – o resultado saía caro. Aí, combinando ingredientes e pensando em como é constituído o leite da nossa miga vaca, fiz uns testes. Acho que consegui chegar a um leite vegetal que ficasse bem bom no cappuccino e feito com ingredientes mais acessíveis.
Fiz com amendoim, mas, as dicas podem ser aplicadas a outros leites vegetais caseiros.

leite12
2,5~3 xícaras de xerém de amendoim torrado [xerém é + barato do que amendoim em grão. Mas, super rola fazer com o amendoim inteiro torrado, não cru.]
1 litro de água
2 colheres de sopa de aveia em flocos [é o espessante do leite]
1 colher de sopa de açúcar [pode botar mais se quiser]
1 pitada de sal [é importante pra conservação e contribui com sabor]
Algumas gotas de baunilha [pq leite de gente e de vaca têm uma substância semelhante à baunilha – por isso a gente gosta tanto desse sabor]

Como faz?

Esquenta a água, coloca o amendoim, deixa de molho por uns 20~30 minutos, o amendoim vai ficar inchado e molinho. Aí, bate tudo com a aveia.

leite1leite2leite3leite4

Aí, coa. É importante coar bem – eu sempre uso esse lenço que comprei numa loja de bijuterias. É mais barato do que saco de voal e filtra MUIIITO melhor que peneira.
-Observe que: Quando a gente trabalha com aveia, se não coar direitinho, as coisas ficam com gosto de mingau. Daí, é importante usar um tecido fininho pra reter o bagaço.

Aí, mistura açúcar, sal e leva pro fogo médio. Mexe até ferver – isso vai aquecer a aveia e dar uma encorpada no leite. É rapidinho.

Por fim, só bota a baunilha e deixa esfriar. Pra conservar beeeem, coloca num vidro fervido e não deixa na porta nem em uma prateleira baixa da geladeira.

O leite funciona bem pra tomar com café, chocolate em pó, canela ou o que você quiser. Também usei em receitas de bolos e pra acompanhar cereal matinal. Pra fazer cappuccino, é só bater ele gelado com aquele lance de fazer espuma, sabe?

Como só tirei foto dele com café, só vai ter foto disso hahaha Amo café ❤

leite11leite9

Anúncios

3 comentários sobre “Leite vegetal perfeitinho [E umas dicas bacanas]

  1. Muito boa a idéia da aveia pra ajudar na espuminha.
    E conta uma coisa: você tem alguma técnica alternativa pra vaporizar o leite sem ser com cremeiras “profissa”?
    Vi uma dica que era pegar o leite (de vaca, 3% gordura) bem gelado, pôr num vidro de conserva e sacudir bastante, depois aquecer rapidamente no microondas.
    Agora… como leites vegetais tendem a separar quando a gente aquece rápido demais, acho que não ia dar certo. Não sei. De qualquer forma, não uso microondas também rs.
    Se tiver alguma idéia, conta?

    Beijos!
    Obrigada por compartilhar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s